terça-feira, 28 de maio de 2013

Golfinhos e baleias na SMA com a Ong ECOMAR

Em 1998, alunos do Departamento de Fisiologia (DFS/CB//UFRN) juntamente com alunos do Departamento de Liminologia (DOL/CB/UFRN), se juntaram com o objetivo de estudar a ecologia comportamental do boto cinza em praias do Rio Grande do Norte. Principalmente na praia de Pipa- Tibal do Sul/RN, considerada uma das três praias do Rio Grande do Norte com maior ocorrência de boto cinza. Daí formou o Projeto Pequeno Cetáceo-UFRN (PPC). 
Em 2000 o PPC se filiou como membro gestor da REMANE (Rede de encalhes de mamíferos aquáticos do Nordeste), objetivando coordenar e promover em âmbito regional, estudos oriundos de resgate, reabilitação e soltura de mamíferos aquáticos. A REMANE por sua vez, no RN é formada pelo PPC/ECOMAR e Reserva Biológica do Atol das Rocas/ICMBIO. Vale salientar que hoje faz parte da ECOMAR pesquisadores (biólogos, psicólogos e veterinários) de diversas instituições. 
Com a crescente demanda de ocorrências de mamíferos aquáticos no Litoral do RN, percebeu-se a necessidade de alargar as tendas e daí a criação da ECOMAR (Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos). Onde hoje o PPC é mais um projeto dentro da respectiva ONG. A ECOMAR trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Ecologia comportamental e foto identificação do boto cinza nas praias de Tabatinga; Baía Formosa e Pipa/RN, Ecologia comportamental e foto identificação da baleia jubarte, Educação ambiental, Ecologia comportamental de lontras no Litoral Sul do RN e Atendimentos a encalhes de mamíferos aquáticos no Litoral Sul do RN. 
Em Pipa-Tibal do Sul/RN, a Ecomar tem realizado diversos trabalhos com os espécimes de boto cinza, como o de Comportamento animal (social, reprodutivo, cuidado parental, dieta alimentar...), fotoidentificação, interações com as embarcações, percepção ambiental, assim como, o turismo de observação de golfinhos (barcos aventureiro), falando um pouco de como os turistas podem ajudar na conservação das respectivas espécies e por fim... o de educação ambiental nas escolas local. Com seus trabalhos, a ECOMAR visa à preservação das espécies que tende a propiciar um desenvolvimento sustentável do turismo, desta forma satisfazendo as necessidades dos turistas atuais e das regiões receptoras enquanto protege e aumenta oportunidades no futuro. Assim como, a preservação do Patrimônio natural. Instruindo as pessoas do papel desses animais na natureza e dos danos que por ventura sua extinção possa causar. 
Durante a 15a SMA, o Grupo de Pesquisa e Conservação ECOMAR, representado pelas biólogas: Rosemary Barros e Samara Barreto, vai ministrar as seguintes atividades: 

* Educação infantil (EM Domitila Castelo) 
Palestra tema: Baleias e Golfinhos 
Roda de pintura: Mamíferos marinhos 

* Ensino fundamental (EM Vicência Castelo) 
Exposição fotográfica: Baleias e Golfinhos 
Exposição de material biológico de cetáceos 

* Ensino médio (EE José Mamede) 
Exposição fotográfica: Baleias e Golfinhos 
Exposição de material biológico de cetáceos

Nenhum comentário:

Postar um comentário