quarta-feira, 8 de maio de 2013

Qualidade de água é qualidade de vida

Foto de Tito Rosemberg

Qualidade de água è qualidade de vida

A distribuição da água na Natureza è a seguinte: 97,5% da água do mundo é salina e, dos 2,5% de água doce, 1,75% está armazenado em geleiras e calotas polares. A umidade do solo, o vapor e lençóis freáticos profundos retem mais uma pequena fração, assim que sobra menos de 1% que a Humanidade pode aproveitar.
A água é um recurso natural renovável: rios, lagos e lençóis subterrâneos são capazes de recarregar seus suprimentos, porém o consumo atual e a falta de politicas públicas adequadas estão levando ao comprometimento dessa reposição.
Atualmente no Brasil mais de 75% da população não tem acesso a água potável de qualidade, devido ao péssimo manejo dos recursos hídricos. O pais lança sem nenhum tratamento aos rios e lagoas cerca de 85% dos esgotos que produz.
Como se não bastasse essa negligência grave, o nível de desperdício da água na agricultura, na industria, nos serviços e também no uso domestico, é gigante.
A poluição pela falta de tratamento do esgoto é uma das grandes causas de doenças em crianças e nas populações mais pobres.
Em quase todo o Brasil, ainda hoje o saneamento básico e tratamento de esgotos são ignorados por grande parte da classe politica e o total do investimento no setor é irrisório.
As águas da chuva que caem em regiões desmatadas ou em áreas urbanizadas normalmente escoam rapidamente sem penetrar no subsolo, deixando de alimentar o lençol de água subterrânea e reduzindo o volume de água dos rios.
As florestas exercem papel fundamental na sobrevivencia do planeta. Alem da biodiversidade de fauna e flora, as florestas são consideradas grandes "produtoras" de água doce: as águas das chuvas que caem em regiões florestadas penetram no subsolo que alimenta as nascentes que, por consequencia, abastecem rios, córregos e todos os mananciais, cuja preservação é fundamental evidentemente.
Durante a 15ª Semana do Meio Ambiente de Pipa e Tibau do Sul, vamos debater sobre este tema: sexta-feira, 7 de junho às 20h, na Praça do Pescador de Pipa.
Convidamos a Dra. Aline Espanhol, médica, moradora de Tibau do Sul e estudiosa do tema, a elucidar-nos os conceitos citados acima e propor soluções eficientes para o nosso município.
Contamos com a presença dos órgãos públicos competentes e de todos os cidadãos responsáveis e engajados do município e região.
Contamos com a sua presença também! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário